A melhor maneira de prevenir acidentes no dia a dia dos trabalhadores é manter o ambiente de trabalho seguro contra riscos. Parte dessa prevenção do dia a dia está relacionada a importância dos treinamentos de segurança do trabalho.
Os treinamentos realizados sobre segurança do trabalho envolvem também a conscientização dos colaboradores e empregadores a respeito do cumprimento e adequação das determinações impostas pelas legislações vigentes, como as normas regulamentadoras (NRs).
Treinamentos de Segurança: Compreenda a importância
Ao se realizar um treinamento com foco em segurança do trabalho, a empresa tem como objetivo compartilhar seu conhecimento sobre os procedimentos adotados para a execução de determinada função durante o dia a dia de trabalho.
Ou seja: ensinar de maneira fácil e rápida para todos os colaboradores envolvidos os procedimentos que devem ser tomados antes, durante e após a execução de um trabalho.
Por ser uma área de conhecimento muito amplo, a segurança do trabalho envolve diversas áreas profissionais, o que traz um grande conhecimento sobre o assunto pelos mais variados pontos de vista.
Dessa forma, até os treinamentos de segurança do trabalho específicos têm diversos temas abordados, o que exige uma equipe com profissionais de diversas áreas para a aplicação do treinamento.
As vantagens dos treinamentos
PARA O EMPREGADOR – O desenvolvimento e a aplicação de treinamentos de segurança são de extrema importância para se criar uma cultura de segurança na empresa. Além disso, o treinamento é uma obrigação legal do empregador para com seus funcionários.
PARA OS COLABORADORES – O treinamento para os colaboradores é a melhor ferramenta de prevenção de acidentes em uma empresa. Dessa forma os trabalhadores podem compreender os procedimentos necessários para a execução correta e segurança do seu trabalho, sempre visando a proteção e integridade dos trabalhadores.
VANTAGENS GERAIS – Redução de custos, maior produtividade dos colaboradores, melhor capacitação de funcionários, bem-estar e segurança no ambiente de trabalho, melhoria na qualidade do produto e do serviço executado, redução no índice de acidentes de trabalho, envolvimento dos colaboradores com a segurança e saúde no próprio ambiente de trabalho.
Dentre os inúmeros treinamentos existentes, os que envolvem as Normas Regulamentares e processos de trabalho são os mais comuns.
Fonte: Falando de Proteção